Sabemos que uma área contaminada pode ser definida como um local onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados.
Mas como essas substâncias podem impactar a saúde humana? Leia este texto até o final para saber mais sobre este tema.
A saúde humana em uma área contaminada
Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), a saúde e o bem-estar da população são considerados bens a proteger. Em uma área contaminada, os poluentes ou contaminantes podem ser propagados por diferentes vias, como o ar, o solo, as águas subterrâneas e superficiais, alterando suas características naturais de qualidade e determinando impactos negativos e/ou riscos ao meio ambiente e sobre a saúde humana da população localizada na própria área ou em seus arredores.
A existência de contaminação, além de representar riscos à saúde humana, é um fator que leva à redução do valor do imóvel (ativo) e dificulta a venda ou impede a reutilização (uso atual ou futuro pretendido). Por isso, estudos de caracterização e gerenciamento de áreas contaminadas são extremamente importantes.
Gerenciamento de áreas contaminadas e saúde humana
A partir do gerenciamento de áreas contaminadas pode-se caracterizar uma avaliação de risco à saúde humana.
Os dados de contaminação ambiental permitem avaliar a natureza, a extensão da contaminação ambiental e a magnitude das exposições em potencial. Essas informações serão utilizadas juntamente com dados de exposição e dados toxicológicos, a fim de avaliar as possíveis implicações para a saúde decorrentes das exposições.
Os esforços devem se concentrar na obtenção de um conjunto de dados amplos sobre os meios pelos quais existem exposições passadas, atuais ou possíveis exposições futuras na área de análise.
A avaliação dos riscos para a saúde humana inclui duas atividades diferentes:
A combinação destes é chamada de caracterização de risco, que resulta em uma avaliação da área contaminada.
Contaminantes e efeitos na saúde humana
Desde o início do manejo de terras contaminadas, no final da década de 1970, discute-se a magnitude dos danos à saúde causados por solos e águas subterrâneas. Hoje, a exposição devido a terras contaminadas é considerada como de impacto limitado na saúde pública no nível geral da população.
Em nível local, no entanto, a exposição a uma área contaminada pode representar um risco significativo.
A exposição de seres humanos a contaminantes pode resultar em muitos tipos de danos à saúde, desde sintomas relativamente leves, como erupção cutânea ou náusea, até câncer e até mesmo a morte.
Riscos à saúde humana
A exposição aos contaminantes do solo pode ocorrer por via oral, inalatória e dérmica, relacionando-se assim com o caminho pelo qual os contaminantes entram no corpo (boca, esôfago, estômago, nariz, traquéia e pulmões; e a pele, respectivamente).
A poluição do ar pode irritar as vias aéreas, causando falta de ar, tosse, chiado no peito, ataques de asma e dor no peito. Câncer de pulmão, ataques cardíacos, derrames e, na pior das hipóteses, morte prematura são todos os riscos associados à exposição à poluição do ar.
Importância do gerenciamento de áreas contaminadas para a saúde humana
Os riscos de exposição humana são específicos de cada local e difíceis de generalizar, podendo os potenciais efeitos serem agudos ou crônicos. A partir de estudos específicos de avaliação de risco à saúde humana durante o gerenciamento de áreas contaminadas, pode-se de fato avaliar o grau de risco e exposição aos contaminantes de determinada área.
Possui uma área contaminada? Conte com a HIDROPLAN
A HIDROPLAN, pioneira no país na área de hidrogeologia e meio ambiente, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica
Gerenciamos todas as complexidades e responsabilidades associadas à contaminação dos solos e das águas subterrâneas.
Entre em contato conosco e saiba mais!
Referências:
http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/Roteiro%202.pdf
https://cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/o-que-sao-areas-contaminadas/
A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.