Frequentemente, os termos ESG e sustentabilidade podem ser encontrados em um mesmo contexto, até mesmo serem usados como sinônimos em alguns casos. Entretanto, eles não são a mesma coisa.
A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança - ASG em português) e se caracteriza como um índice utilizado para avaliar as práticas ambientais, sociais e de governança adotadas por uma empresa.
Atualmente a pauta ESG está em destaque e vem sendo cada vez mais implementada no mundo corporativo e financeiro (Leia também os textos: “ESG: o que significa e benefícios ao adequar o seu negócio” e “Diagnóstico e Integração ESG” para entender melhor sobre o tema!)
Nesse texto vamos abordar o contexto atual desses dois termos e suas principais diferenças. Leia até o final e descubra sobre esse panorama atual e relevante das sociedades contemporâneas.
A Hidroplan pode te ajudar a encontrar soluções sustentáveis para sua empresa e também a inserir o ESG alinhados aos seus negócios! Entre em contato conosco.
O que é sustentabilidade?
Segundo as Nações Unidas, a sustentabilidade é o conjunto de práticas que visam atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades - o que caracteriza o desenvolvimento sustentável.
Hoje, existem quase 140 países em desenvolvimento no mundo buscando formas de atender às suas necessidades de desenvolvimento, mas com a crescente ameaça das mudanças climáticas, esforços concretos devem ser feitos para garantir que o desenvolvimento hoje não afete negativamente as gerações futuras.
O desenvolvimento sustentável requer uma abordagem integrada que leve em consideração as preocupações ambientais junto com o desenvolvimento econômico.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade das pessoas e do planeta, agora e no futuro.
Em seu cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo urgente à ação de todos os países - desenvolvidos e em desenvolvimento - em uma parceria global.
Eles são a base do desenvolvimento sustentável, e reconhecem que a erradicação da pobreza e outras privações deve ser acompanhada de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico - ao mesmo tempo que enfrentamos as mudanças climáticas e trabalhamos para preservar nossos oceanos e florestas.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
ESG x Sustentabilidade
O índice ESG pode ser pautado na sustentabilidade, entretanto, esses termos não são sinônimos.
De forma geral, os pilares ESG podem ser definidos como:
Os critérios ESG são um subconjunto de métricas de sustentabilidade relacionadas ao desempenho financeiro. Gestores de ativos, provedores de serviços financeiros e até mesmo robô-consultores usam critérios ESG na tomada de decisões.
Embora a discussão mais ampla entre os líderes do setor tenha começado sobre a pauta da sustentabilidade, o escopo, as práticas e a relevância do ESG para as oportunidades de capital levaram a uma mudança substancial na forma como as empresas medem e divulgam seu desempenho.
Os investimentos ESG possuem diversas métricas específicas, pautadas nos três pilares com o viés da sustentabilidade. Porém, tais métricas não focam necessariamente na gestão das questões sociais ou ambientais das ODSs.
Um exemplo desse fator, segundo um artigo da PROGESA FIA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental, são as empresas dos setores de mineração e tabaco, as quais apesar dos impactos negativos no meio ambiente ou na saúde da população, são atualmente classificadas como bons investidores ESG em vários rankings e índices.
A sustentabilidade inclui fatores ambientais e sociais, tais como a minimização das emissões de carbono para desacelerar as mudanças climáticas, a redução do uso de recursos, investimentos em energia renovável ou reflorestamento, conservação da água, prevenção da poluição, redução de resíduos, proteção de áreas biodiversas e desenvolvimentos tecnológicos que ajudem a resolver os desafios ambientais, entre outros.
Há também uma ênfase crescente na ligação entre questões ambientais e sociais, como justiça racial e desigualdade de renda, pautando ações que vão além de combater e mitigar os impactos ambientais.
Dessa forma, a sustentabilidade é ampla, interseccional e complexa e sistêmica. Os critérios ESG surgem pautados na discussão da sustentabilidade, mas são um conceito gerado para qualificar oportunidades de investimento.
Para as organizações e empresas, as classificações ESG são medidas estreitas e quantificáveis que podem prever o crescimento futuro e a lucratividade, e portanto, tornou-se o termo preferido para mercado de capitais.
As empresas buscam ativamente mitigar seus riscos ESG, para garantirem a sustentabilidade dos seus negócios junto ao setor financeiro.
Diversos índices ESG são utilizados no setor financeiro, a fim de medir a resiliência de uma empresa a riscos ESG de longo prazo e financeiramente relevantes. Os principais índices globais de ESG são o índice “Dow Jones Sustainability Index” e o índice “Morgan Stanley Capital International - MSCI ESG”.
Conceitos relevantes e interligados para o presente e o futuro
É fato que para se alcançar um futuro mais sustentável de forma ampla, que abrange os 17 ODSs, o setor financeiro, industrial e empresarial devem seguir práticas sustentáveis.
Assim, é cada vez mais relevante no cenário atual, que esses termos estejam cada vez mais inseridos no ambiente corporativo, para que resultados práticos sejam estabelecidos.
O ESG define critérios para qualificar as oportunidades de investimento e garante a sustentabilidade dos negócios, fundamental para que tais critérios sejam favoráveis aos investidores. A Hidroplan pode te ajudar a encontrar soluções sustentáveis para sua empresa e também a inserir o ESG alinhados aos seus negócios! Entre em contato conosco!
Referências:
https://www.un.org/sustainabledevelopment/
https://blog.waycarbon.com/2015/10/conheca-os-17-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
https://sustain.life/blog/esg-sustainability
https://www.measurabl.com/esg-vs-sustainability-whats-the-difference/
https://www.dowjones.com/professional/resources/esg
https://www.msci.com/our-solutions/esg-investing/esg-ratings
https://progesa.fia.com.br/diferenca-entre-sustentabilidade-e-esg-esses-conceitos-sao-a-mesma-coisa/
A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.