Nesse texto vamos sintetizar o que são PFAS, onde são encontrados e o que se sabe atualmente sobre seus malefícios.
Leia esse texto até o final para saber mais sobre o tema. Não se esqueça de entrar em contato com a Hidroplan caso necessite de uma consultoria ou serviço relacionado ao tema aqui tratado! Hidroplan é a solução certa para o seu negócio.
PFAS - O que são?
Os PFAS (sigla para substâncias per e polifluoroalquil) são uma classe de produtos químicos fabricados pelo homem e utilizados na indústria. A indústria utiliza os PFAS em uma gama de produtos desde a década de 1940, devido às suas propriedades úteis, principalmente para torná-los antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas.
Devido a suas propriedades químicas, essas substâncias são muito efetivas em repelir água e gordura até sob altas temperaturas, características que fazem dos PFAS substâncias muito persistentes, significando que elas não se decompõem no ambiente.
Por conta do seu uso generalizado e sua persistência no meio ambiente, muitos PFAS são encontrados no sangue de pessoas e animais em todo o mundo e estão presentes em níveis baixos em uma variedade de produtos alimentícios e no meio ambiente. Estudos científicos mostraram que a exposição a alguns PFAS no meio ambiente pode estar ligada a efeitos nocivos à saúde em humanos e animais.
Há mais de 4.700 diferentes produtos com químicos PFAS no mercado atualmente, fazendo com que esta seja a substância sintética mais fácil de encontrar no mundo. O Ácido Perfluorooctanoico (PFOA) e o Perfluorooctano Sulfonato (PFOS) são dois dos produtos químicos mais utilizados e estudados no grupo PFAS.
Onde ocorrem PFAS?
O PFAS pode estar presente em nossa água, solo, ar e alimentos, bem como em materiais encontrados em nossas casas ou locais de trabalho, incluindo:
Mobilidade dos PFAS
Um novo estudo da Universidade de Estocolmo destaca a mobilidade dos PFAS quando são liberados no meio ambiente. Os PFAS quando chegam no oceano são transportados da água do mar para o ar quando as ondas atingem a praia e esse fenômeno representa uma fonte significativa de poluição do ar. Eles foram detectados em todos os cantos do globo, desde ovos de pinguins na Antártida até ursos polares no Ártico.
Alguns reguladores e a indústria química há muito afirmam que despejar PFAS no oceano é um método de descarte apropriado porque dilui os resíduos a um nível seguro. O estudo concluiu que a abordagem não é segura porque os produtos químicos são devolvidos à terra, o que pode poluir as fontes de água potável, entre outros problemas.
PFAS e a saúde humana
Cientistas e profissionais de saúde estão preocupados sobre a exposição do público aos PFAS porque essas substâncias têm sido conectadas a diversos problemas de saúde, incluindo problemas na tireóide, câncer, colesterol alto, obesidade, efeitos no sistema imunológico maior propensão ao câncer de mama, entre outros.
A pesquisa científica atual sugere que a exposição a altos níveis de certos PFAS pode levar a resultados adversos à saúde. Pesquisas também estão em andamento para entender melhor os efeitos na saúde associados a baixos níveis de exposição ao PFAS por longos períodos de tempo, especialmente em crianças.
Estudos científicos mostraram que a exposição a certos níveis de PFAS pode levar a:
Cientistas continuam a conduzir e revisar o crescente corpo de pesquisas sobre PFAS. No entanto, os efeitos à saúde associados à exposição ao PFAS são difíceis de especificar por vários motivos, como:
Exposição a PFAS
Pesquisas realizadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostram que a maioria das pessoas no país foi exposta a alguns PFAS.
A maioria das exposições conhecidas são relativamente baixas, mas algumas podem ser altas, principalmente quando as pessoas são expostas a uma fonte concentrada por longos períodos de tempo. Segundo a associação PFAS Exchange, aproximadamente 98% dos americanos têm PFAS em seus corpos.
As principais fontes de contato com PFAS são:
PFAS - Como evitar?
Segundo a organização PFAS Exchange, algumas ações no cotidiano podem ajudar a reduzir o contato com os PFAS. Tais como:
PFAS e pesquisas em andamento
Diversos pesquisadores continuem estudando para melhor entender a relação dos PFAS com o meio ambiente e a saúde humana
As principais questões em aberto sobre os PFAS são:
Se precisar de apoio com esse assunto, entre em contato conosco!
A HIDROPLAN é uma empresa de consultoria ambiental, pioneira em hidrogeologia de contaminação e em avaliação de risco toxicológico para locais contaminados no país.
Referências
https://www.wright-pierce.com/mass-guideline-for-pfas/
https://www.epa.gov/pfas/pfas-explained
https://www.epa.gov/pfas/our-current-understanding-human-health-and-environmental-risks-pfas
A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.