Atualmente o tema ESG está em destaque e vem sendo cada vez mais implementado no mundo corporativo e financeiro. Você sabe o que é ESG?
A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) ou ASG em português. A sigla está pautada em estratégias de redução de risco, crenças, comportamentos e investimento. Empresas que usam os padrões ESG possuem maior probabilidade de sucesso no longo prazo.
Se você quer saber um pouco mais sobre o que é ESG e como ele surgiu é só acessar o nosso texto ESG: o que significa e benefícios ao adequar o seu negócio.
ESG incorporada ao uso dos recursos hídricos
Atualmente, a escassez de água é um risco relevante, tanto no Brasil, quanto no mundo. Aproximadamente 70% da superfície da Terra é composta por água, mas 97% dela é salgada. Dos 3% restantes, apenas 1% está disponível para o consumo humano.
A economia de água e energia são pontos importantes quando o assunto é finanças e sustentabilidade, uma vez que a água é fonte de vida para a humanidade.
Inúmeras empresas estão incorporando o sistema ESG e agregando valores através da sustentabilidade. Hoje elas buscam, além de crescerem e se tornarem referências em seus setores, fazer a diferença para o planeta com metodologias inteligentes. Isso as torna ainda mais interessantes ao mercado, aos acionistas da bolsa de valores e, consequentemente, para gerar outros negócios, pois alinham a sua produtividade e lucratividade com propósitos socioambientais.
Ao incorporar o ESG as empresas analisam, por exemplo, o consumo de água e matéria-prima, as mudanças climáticas e o desenvolvimento socioeconômico. Também, como suas atividades afetam a renda, a riqueza e o crescimento global no futuro. Além disso, o ESG dentro das empresas pode ser reconhecido como um fator positivo na competitividade frente a outras empresas do setor, atuando também na redução da externalidade negativa de situações em que a produção ou consumo de bens e serviços gera impactos para terceiros que não estão precificados.
Nesse sentido, empresas que oferecem oportunidades de investir nesse tema se destacam como modelos de negócio focados em aumentar a eficiência, gerar melhorias na infraestrutura e desenvolver tecnologias para aumentar a disponibilidade de água limpa.
Segundo a XP Investimentos, em termos de desempenho dessas empresas, (no gráfico abaixo), desde 2016 o índice de investimento em água acumulou ganhos de +153% vs. +110% do S&P 500, ou seja, 43p.p. acima do principal índice de ações americanas.
A seguir confira exemplos de como as empresas e indústrias estão se destacando ao aderirem ao ESG:
Indústrias de bebidas que investem em inovação, tecnologia, escuta ativa e compartilhamento de melhorias operacionais, equipamentos mais tecnológicos de reuso e desperdício e reduzem o consumo de água, trazendo benefícios para o meio ambiente e sociedade.
Grandes empresas minerárias que, para desenvolver a gestão responsável do uso de água no território onde o empreendimento de mineração será implantado, verificam a disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade considerando os demais usuários dependentes daquela bacia hidrográfica.
Frigoríficos brasileiros que aderiram a ESG usando boas práticas ambientais, sociais e de governança ao fixarem metas e assumirem compromissos alinhados, entre outros como a redução do carbono, mitigação dos impactos e transparência, tornando-se competitivas no mercado externo e interno e mais atrativas para os investidores.
Indústrias de Papel e Celulose, onde a produção de papel demanda muita água, que é um recurso escasso e caro, estão se comprometendo com a redução no consumo de água na produção de papel e aumentando a participação de mulheres nas funções de chefia e gerência.
Sua empresa de olho no futuro
Para o futuro das empresas, vemos a crescente solicitação dos órgãos reguladores, investidores e gestores de ativos por transparência, padronização e comunicação em torno dos fatores ESG.
Pensando no longo prazo, as perspectivas para as indústrias que utilizam a água são positivas à medida que estão relacionadas com inovação e desenvolvimento de novas tecnologias que surgem com o intuito de solucionar os desafios hidrológicos, assim como promover uma maior eficiência na utilização de recursos naturais.
No mercado financeiro, investidores têm optado por empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investirem seus recursos. Empresas sustentáveis geram valor para o acionista pois se apresentam mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Por fim, o atual modelo econômico mundial está indo além dos limites da capacidade de sobrevivência do planeta e a relação entre empresas e recursos naturais está se tornando cada vez mais importante.
Não fique de fora dessa e tenha sucesso na sua empresa!
Referências:
https://conteudos.xpi.com.br/esg/agua-onde-ha-escassez-ha-oportunidade/
https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/grandes-frigorificos-focam-em-esg-para-ganhar-mercado-e-investidores/20210629-085902-n183
https://revistapreven.org/05/2021/home-noticias/meio-ambiente/economia-de-agua-e-energia-sao-pilares-para-o-esg-em-empresas-brasileiras/
https://www.cimm.com.br/portal/artigos/21481-esg-o-voce-precisa-saber
https://administradores.com.br/artigos/esg-modismo-ou-imperativo-para-os-neg%C3%B3cios
https://blog.waycarbon.com/2021/09/introducao-aos-fatores-esg-e-o-seu-valor-agregado-a-empresa/
https://www.dbcconsultoriaempresarial.com.br/post/como-as-empresas-est%C3%A3o-se-adaptando-a-esg
https://www.ecodebate.com.br/2020/11/19/fatores-esg-investidores-priorizam-empresas-comprometidas-com-os-padroes-sociais-ambientais-e-de-governanca/
https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/questoes-esg-e-investimentos
https://www.jornalcontabil.com.br/a-importancia-do-conceito-de-esg-dentro-do-ambiente-de-negocios/
https://www.hidroplan.com.br/blog/3169/esg-o-que-significa-e-beneficios-ao-adequar-o-seu-negocio
A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.