6 passos para implementar o ESG em sua empresa

6 passos para implementar o ESG em sua empresa

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Empresas que têm bom desempenho em suas iniciativas ESG tendem a ter um forte desempenho financeiro, com melhor valor de investimento e maiores retornos. 

De acordo com a Harvard Business Review, "[...] 90% dos 200 estudos analisados ​​concluem que bons padrões ESG reduzem o custo de capital; 88% mostram que boas práticas ESG resultam em melhor desempenho operacional; e 80% mostram que o desempenho do preço das ações é positivamente correlacionado com boas práticas de sustentabilidade."

Assim, podemos dizer que implementar práticas ESG em sua empresa vai muito além de proteger o ambiente, por mais que seja um fator de extrema importância. Adotar práticas ESG podem definir a vida útil do seu empreendimento e com quais parceiros de negócios você irá se relacionar. 

Vamos nos aprofundar no assunto?

O que é ESG

A sigla ESG inclui um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que uma empresa deve adotar em seus projetos, com os seus funcionários, clientes, colaboradores  e possíveis investidores.

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Fonte: Unsplash

Empresas com valores, estruturas de governança fortalecidas e focadas em questões ESG tendem a permanecer resistentes às crises e estão um passo à frente no mercado, garantindo vantagem competitiva.

Dito isso, vamos saber um pouco sobre como implementar o ESG na sua empresa?


Passos para implementar o ESG na sua empresa

1. Estabeleça objetivos

Estabelecer um objetivo desde o início ajuda a definir sua estratégia e manter o foco. Pense no que você pretende alcançar a longo prazo e mantenha esse objetivo ao longo da implantação de seus processos.

É importante reconhecer que cada negócio é diferente. O que funciona para outras empresas do mesmo segmento que você, pode não funcionar para o seu empreendimento.

Cada empresa tem diferentes stakeholders, cadeias de suprimentos, orçamentos, visões e valores, por isso a sua estratégia ESG deve ser personalizada.

Algumas perguntas a serem respondidas nesta etapa:

  • Quem são os interessados? 
  • Quais são seus objetivos e/ou modelos de negócios?
  • Como será um resultado final de sucesso? 
  • Você quer estar na vanguarda da adoção de novas abordagens ou implementar o que funciona depois de comprovado por outros?
  • Como a sustentabilidade cria valor para sua organização?

2. Faça uma análise de materialidade

Uma análise de materialidade é usada para determinar quais tópicos de sustentabilidade a organização deve priorizar e, por sua vez, o que deve ser incluído em seus relatórios ESG.

Primeiramente, determina-se quais tópicos são importantes para os stakeholders. Posteriormente considera-se também quais tópicos provavelmente terão impacto social, ambiental ou econômico em sua cadeia de valor. Em outras palavras, os tópicos selecionados devem ser estrategicamente relevantes para sua organização.

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Fonte: Unsplash

A realização de uma análise de materialidade requer uma extensa coleta de dados de partes interessadas internas e externas. O resultado de sua análise destacará as prioridades ESG e definirá a estratégia primordial a ser desenvolvida para o seu negócio.

Saiba mais: ESG: visão sistêmica do investidor e materialidade.

3. Avalie os custos

Uma vez que a análise de materialidade tenha informado suas metas e estratégia, você deve considerar seu orçamento, adotando uma abordagem cultural e de longo prazo, e não apenas visualizando-o como um custo inicial e substancial. 

Embora talvez assustadoras, estratégias com custos iniciais mais altos podem levar a economias significativas ao longo de sua vida útil. 

Análises a serem feitas nesta etapa:

  • Quanto você está disposto a gastar? 
  • Você pode obter financiamento?
  • Você precisa ver um retorno financeiro em quanto tempo?

4. Forme uma equipe ESG de alto nível 

A contratação de profissionais que possuem conhecimento e anseio de propagar os princípios ESG é essencial para qualquer empresa que tem o objetivo de implementar melhores práticas em seu empreendimento. 

As estratégias criadas precisam de manutenção, inovação e constante acompanhamento, e sua equipe pode oferecer essa consistência. Além disso, essa equipe pode ser responsável por propagar a nova cultura que está sendo implantada, assim aos poucos o ESG fará parte do dia a dia de todos os colaboradores, assim como em projetos desenvolvidos pela sua empresa para clientes e parceiros de negócios. 

Por isso, a contratação de profissionais especializados em todos os âmbitos do ESG (Ambiental, Social e Governança) é de extrema importância para a sua estratégia ter sucesso. 

Importante ressaltar que a equipe deve se estender além do nível executivo. Essa implementação ajudará a garantir que seu plano ESG seja adotado em todos os níveis de sua organização, não apenas em cargos de liderança.

Se a construção de uma equipe interna não for viável, contrate uma empresa de consultoria ambiental para te auxiliar neste projeto.

Saiba mais: O profissional de recursos hídricos dentro do ESG.

5. Faça adaptações e melhorias no processo

A parte mais importante de uma estratégia ESG bem-sucedida é reconhecer que adaptações são importantes ao longo do caminho. As estratégias precisam evoluir com qualquer negócio, as expectativas das partes interessadas e, não menos importante, o cenário regulatório em mudança. 

Garantir o sucesso significa manter seu plano nos trilhos. Isso requer monitoramento e avaliação constantes para fazer os ajustes necessários.

6. Todos devem participar

Além da equipe responsável pela implantação das estratégias ESG e demais setores da empresa, o envolvimento dos principais executivos é crucial, assim todos os colaboradores estarão engajados em busca de atingir o objetivo definido. Afinal, ser exemplo é uma ótima forma de incentivar o seu time.

ESG como principal desafio para as empresas de mineração em 2023

De acordo com a Ernst Young, o ESG será o principal risco de oportunidade para as empresas de mineração em 2023. A questão está firmemente integrada nas estratégias empresariais devido ao seu impacto em quase todos os aspectos das operações.

As estratégias sociais, ambientais e governamentais estão evoluindo no setor, exigindo que as mineradoras considerem diferentes questões e ampliem as suas capacidades para atuar de forma eficaz, responsável e sustentável.

Alguns dos desafios relacionados a ESG para o setor mineral não são novos — melhorar a diversidade, a equidade e a inclusão, e realizar o encerramento e a reabilitação de minas estratégicas e de longo prazo.

A sua empresa já adota as práticas ESG?

Conte com a Hidroplan para implementar essas estratégias em seu empreendimento. 

Se você se interessa por ESG, indicamos algumas leituras complementares: 

ESG: o que significa e benefícios ao adequar o seu negócio

Diagnóstico e Integração ESG

 

Referências:

Consultancy. Acesso em 

https://www.consultancy.uk/news/29295/10-steps-to-creating-an-esg-strategy-for-your-business

Conservice. Acesso em https://www.gobyinc.com/esg-solutions/complete-guide-to-esg-program-management/

Ernst Young. Acesso em https://www.ey.com/pt_mz/mining-metals/risks-opportunities

A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.

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