ESG (Environmental, Social, and Governance) é a sigla de 2022. As empresas estão despertando para a realidade de que ESG é uma maneira de provar que você leva a sério o enfrentamento das mudanças climáticas e das questões sociais. (Leia também o texto “Diagnóstico e Integração ESG”).
Desde startups até empresas multinacionais estão colocando as pautas ESG na frente e no centro de seus planos estratégicos e esforços de branding “Diagnóstico e Integração ESG”– e com razão. Ter um forte compromisso com ESG nunca foi tão fundamental para preparar sua organização para o futuro.
Além dos aspectos do compromisso com o meio ambiente, como as pautas do “S” - sociais - podem ser fundamentais na gestão pautada no ESG em seu empreendimento?
Leia este texto até o final para saber mais!
Sustentabilidade e o “S” das pautas ESG
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De acordo com o Instituto de Investimentos Sustentáveis do Morgan Stanley, pelo menos 85% dos investidores individuais estão interessados em investimentos sustentáveis. A pesquisa também mostra que o desempenho ESG como estratégia de força de trabalho é uma vantagem competitiva.
A sustentabilidade hoje entende-se como um termo amplo, que envolve além da preservação e conservação dos recursos naturais, as pautas sociais. Isto é, as pessoas envolvidas no meio ambiente que está sendo afetado por algum empreendimento e as pessoas que estão envolvidas no empreendimento em si, promovendo pautas como desigualdade social, igualdade de gênero, diversidade entre outras pautas necessárias para uma pauta ESG ampla e completa.
Ser proativo e transparente sobre a estratégia e os resultados ESG pode gerar novas oportunidades, construir reputação de marca, encantar seus clientes (e os clientes de seus clientes), trazer criação de valor por meio de crescimento de primeira linha, custos reduzidos, retorno de capital e aumento de produtividade.
As pautas sociais do ESG são as mais importantes em relação aos seres humanos envolvidos no empreendimento, entretanto é a métrica que é menos desenvolvida e compreendida dos três pilares, em grande parte porque é difícil definir e capturar a extensão do impacto social de uma organização.
Principais pautas sociais e ESG
Os efeitos do racismo e desigualdade de gênero estruturais, os desequilíbrios extremos de riqueza e os efeitos das mudanças climáticas afetando as comunidades mais pobres, foram ainda mais debatidos com a pandemia do COVID-19 em todo o mundo.
Sobretudo no Brasil - um país pobre e desigual - a abordagem de empreendedorismo sustentável e a Agenda ESG deve ser pautada na questão social.
Lidando com o S do ESG de seu empreendimento
Como o seu empreendimento pode melhorar a vida das pessoas (e de quais pessoas) hoje e amanhã?
As metas incluem: Sem Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, entre outras. Qual objetivo ou compromisso sua organização mais valoriza?
Você pode querer atingir um objetivo semelhante para a sociedade em geral, ajudando a dobrar o número de mulheres na indústria de tecnologia nos próximos cinco anos. Que objetivos você pode avançar e para quem? Como você pode contribuir melhor?
Sair do prédio para ouvir as partes interessadas que você deseja servir é fundamental. Isso significa falar com eles, observá-los e ouvi-los, seja por meio de entrevistas, pesquisas e outras formas de pesquisa de fora para dentro. Qual é a sua proposta de valor social? Quais necessidades reais você atenderá?
As métricas são um trabalho em andamento, mas um bom ponto de partida para empresas que buscam indicadores sociais compartilhados são (adaptado da Global Reporting Initiative e Dodd-Frank Act, US SEC Regulations):
Mitos dos investidores sobre indicadores “S”
Atualmente é necessário um esforço mais proativo para melhor entender e resolver problemas sociais de cada empreendimento, que formam uma parte substancial do social das empresas em atuação.
Essas questões geram alguns mitos associados com os indicadores sociais das empresas, tais como:
Questões sociais, integração do “S” e investimentos - pautas necessárias para empreendimentos mais sustentáveis
As questões sociais são importantes para todos os investidores e seus beneficiários. A integração adequada de critérios sociais no processo de investimento pode ajudar a diminuir os riscos.
É possível e necessário começar a usar mais os indicadores sociais para melhorar a análise de investimentos.
HIDROPLAN - Atendendo necessidades complexas e em constante evolução
A inclusão dos aspectos sociais e ambientais às estratégias e práticas de governança corporativa (ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE – ESG), auferem vantagens competitivas aos nossos clientes, criando valores de longo prazo e atraindo cada vez mais a atenção de investidores.
Para quaisquer dúvidas, contate nossos profissionais para buscar a melhor solução para o seu projeto. Nossa equipe técnica multidisciplinar está preparada para incorporar a sua empresa ao ESG.
Referências:
https://www.spglobal.com/esg/insights/the-importance-of-demystifying-measuring-the-s-in-esg
https://finance.yahoo.com/news/does-esg-mean-explaining-social-163607583.html
https://esg.trust.org/application/velocity/_newgen/assets/InvestorMythBuster.pdf
https://changelogic.com/blog/demystifying-esg-and-tackling-the-s/
A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.