ESG - Desmistificando o papel do S dentro da cadeia de valores da empresa

ESG - Desmistificando o papel do S dentro da cadeia de valores da empresa

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ESG (Environmental, Social, and Governance) é a sigla de 2022. As empresas estão despertando para a realidade de que ESG é uma maneira de provar que você leva a sério o enfrentamento das mudanças climáticas e das questões sociais. (Leia também o texto “Diagnóstico e Integração ESG”).

Desde startups até empresas multinacionais estão colocando as pautas ESG na frente e no centro de seus planos estratégicos e esforços de branding “Diagnóstico e Integração ESG”– e com razão. Ter um forte compromisso com ESG nunca foi tão fundamental para preparar sua organização para o futuro.

Além dos aspectos do compromisso com o meio ambiente, como as pautas do “S” - sociais - podem ser fundamentais na gestão pautada no ESG em seu empreendimento?

Leia este texto até o final para saber mais! 

Sustentabilidade e o “S” das pautas ESG 

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De acordo com o Instituto de Investimentos Sustentáveis ​​do Morgan Stanley, pelo menos 85% dos investidores individuais estão interessados ​​em investimentos sustentáveis. A pesquisa também mostra que o desempenho ESG como estratégia de força de trabalho é uma vantagem competitiva.

A sustentabilidade hoje entende-se como um termo amplo, que envolve além da preservação e conservação dos recursos naturais, as pautas sociais. Isto é, as pessoas envolvidas no meio ambiente que está sendo afetado por algum empreendimento e as pessoas que estão envolvidas no empreendimento em si, promovendo pautas como desigualdade social, igualdade de gênero, diversidade entre outras pautas necessárias para uma pauta ESG ampla e completa. 

Ser proativo e transparente sobre a estratégia e os resultados ESG pode gerar novas oportunidades, construir reputação de marca, encantar seus clientes (e os clientes de seus clientes), trazer criação de valor por meio de crescimento de primeira linha, custos reduzidos, retorno de capital e aumento de produtividade. 

As pautas sociais do ESG são as mais importantes em relação aos seres humanos envolvidos no empreendimento, entretanto é a métrica que é menos desenvolvida e compreendida dos três pilares, em grande parte porque é difícil definir e capturar a extensão do impacto social de uma organização.

Principais pautas sociais e ESG

Os efeitos do racismo e desigualdade de gênero estruturais, os desequilíbrios extremos de riqueza e os efeitos das mudanças climáticas afetando as comunidades mais pobres, foram ainda mais debatidos com a pandemia do COVID-19 em todo o mundo.

Sobretudo no Brasil - um país pobre e desigual - a abordagem de empreendedorismo sustentável e a Agenda ESG deve ser pautada na questão social.

Lidando com o S do ESG de seu empreendimento

  • Identifique os principais envolvidos: Os objetivos sociais devem estar vinculados aos direitos das partes interessadas: o comportamento de sua organização em relação a seus funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade em geral. 

Como o seu empreendimento pode melhorar a vida das pessoas (e de quais pessoas) hoje e  amanhã?

  • Identificar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou compromissos de direitos humanos a serem perseguidos. Em 2015, as Nações Unidas adotaram 17 ODS, também conhecidos como Objetivos Globais, como “um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade”. 

As metas incluem: Sem Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, entre outras. Qual objetivo ou compromisso sua organização mais valoriza?

  • Criar metas sociais que melhorem a vida das partes interessadas em relação aos ODS ou compromissos de direitos humanos. Por exemplo, se a Igualdade de Gênero é o ODS que sua organização mais valoriza, seu objetivo pode ser garantir a paridade de gênero entre os funcionários de todos os níveis em sua empresa até 2025. 

Você pode querer atingir um objetivo semelhante para a sociedade em geral, ajudando a dobrar o número de mulheres na indústria de tecnologia nos próximos cinco anos. Que objetivos você pode avançar e para quem? Como você pode contribuir melhor?

  • Certifique-se de estar abordando um problema real e oferecendo valor. Se você estiver trabalhando em uma iniciativa para atender a uma determinada parte interessada ou comunidade, certifique-se de perguntar a eles sobre suas necessidades, desejos e exigências. 

Sair do prédio para ouvir as partes interessadas que você deseja servir é fundamental. Isso significa falar com eles, observá-los e ouvi-los, seja por meio de entrevistas, pesquisas e outras formas de pesquisa de fora para dentro. Qual é a sua proposta de valor social? Quais necessidades reais você atenderá?

  • Meça seu progresso. Em 2020, o Fórum Econômico Mundial encomendou um processo de consulta aberta de seis meses para definir métricas comuns para a criação de valor sustentável em empreendimentos. 

As métricas são um trabalho em andamento, mas um bom ponto de partida para empresas que buscam indicadores sociais compartilhados são (adaptado da Global Reporting Initiative e Dodd-Frank Act, US SEC Regulations):

  • Diversidade e inclusão %: Percentual de empregados por categoria funcional, por faixa etária, gênero e outros indicadores de diversidade (por exemplo, etnia).
  • Igualdade salarial : Proporção do salário base e remuneração para cada categoria de funcionário por unidades operacionais significativas para áreas prioritárias de igualdade: mulheres para homens, grupos étnicos menores e maiores e outras áreas de igualdade relevantes.
  • Nível salarial %: Proporções do salário básico padrão por gênero em comparação com o salário mínimo local. Relação entre a remuneração total anual do CEO e a mediana da remuneração total anual de todos os seus funcionários, exceto o CEO.
  • Compartilhe seus dados: Finalmente, é uma boa prática relatar seus objetivos e indicadores sociais. Certifique-se de incluir como seus dados foram coletados e qualquer evidência de impacto, como entrevistas com partes interessadas, histórias de beneficiários, recursos visuais, estudos de caso e outros dados relevantes.

Mitos dos investidores sobre indicadores “S”

Atualmente é necessário um esforço mais proativo para melhor entender e resolver problemas sociais de cada empreendimento, que formam uma parte substancial do social das empresas em atuação.

Essas questões geram alguns mitos associados com os indicadores sociais das empresas, tais como:

  • Mito da Materialidade financeira: O desempenho social é menos material financeiro do que o desempenho ambiental. Na realidade, as questões sociais são os principais riscos para todos os investidores e seus beneficiários.
  • Mito do Ponto de partida: é muito difícil saber como e por onde começar a avaliar o desempenho social. Na realidade, a ligação entre negócios e direitos humanos está bem estabelecida. 
  • Mito dos Dados: Os indicadores “S” são muito difíceis de medir e não há confiança e dados comparáveis. Mas na realidade, é possível e necessário começar a usar os indicadores sociais.
  • Mito do Processo de integração de dados: pesquisas qualitativas ou questionários são o melhor método para abordar questões sociais e analisar os aspectos de desempenho sociais. Entretanto, as abordagens qualitativas podem ser enriquecidas por elementos orientados por dados quantitativos.
  • Mito da Relevância para investidores: Integrar os indicadores “S” é apenas relevante para investidores de impacto. Na verdade, os indicadores “S” podem ajudar a identificar investimentos mais resilientes e rentáveis.

Questões sociais, integração do “S” e investimentos - pautas necessárias para empreendimentos mais sustentáveis

As questões sociais são importantes para todos os investidores e seus beneficiários. A integração adequada de critérios sociais no processo de investimento pode ajudar a diminuir os riscos. 

É possível e necessário começar a usar mais os indicadores sociais para melhorar a análise de investimentos.

HIDROPLAN - Atendendo necessidades complexas e em constante evolução

A inclusão dos aspectos sociais e ambientais às estratégias e práticas de governança corporativa (ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE – ESG), auferem vantagens competitivas aos nossos clientes, criando valores de longo prazo e atraindo cada vez mais a atenção de investidores.

Para quaisquer dúvidas, contate nossos profissionais para buscar a melhor solução para o seu projeto. Nossa equipe técnica multidisciplinar está preparada para incorporar a sua empresa ao ESG.

Referências:

https://www.spglobal.com/esg/insights/the-importance-of-demystifying-measuring-the-s-in-esg

https://finance.yahoo.com/news/does-esg-mean-explaining-social-163607583.html

https://esg.trust.org/application/velocity/_newgen/assets/InvestorMythBuster.pdf

https://changelogic.com/blog/demystifying-esg-and-tackling-the-s/

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