A superexplotação de água subterrânea pode agravar as mudanças climáticas?

A superexplotação de água subterrânea pode agravar as mudanças climáticas?

Publicado em:

 

https://www.iberdrola.com/sustainability/climate-change-science

A água subterrânea fornece um suprimento crítico de água doce para a sociedade - um recurso essencial para os seres humanos e ecossistemas - particularmente em regiões secas onde a disponibilidade de água superficial é limitada. Os impactos das mudanças climáticas no armazenamento de águas subterrâneas podem afetar a sustentabilidade dos recursos de água doce.

A superexplotação de água subterrânea pode causar efeitos diretos no ciclo hidrológico. 

Leia o texto até o final para saber mais!

Mudanças climáticas e água subterrânea

iStock

Globalmente, mais de um terço da água utilizada tem origem no subsolo. Nas regiões áridas e semiáridas de latitude média, sem abastecimento de água superficial suficiente de rios e reservatórios, a água subterrânea é fundamental para sustentar a ecologia global e atender às necessidades sociais de água potável e produção de alimentos. 

A demanda por água subterrânea está aumentando rapidamente com o crescimento populacional, enquanto as mudanças climáticas estão impondo um estresse adicional sobre os recursos hídricos e aumentando a probabilidade de ocorrência de secas severas.

As mudanças climáticas influenciam os sistemas de águas subterrâneas de várias maneiras, tais como:

  • Influência nas quantidades de infiltração do solo, com percolação mais profunda e, portanto, afeta na recarga das águas subterrâneas;
  • O aumento da temperatura aumenta a demanda evaporativa sobre a terra, o que limita a quantidade de água para reabastecer as águas subterrâneas. 

Por outro lado, os efeitos antropogênicos sobre os recursos hídricos subterrâneos devem-se principalmente ao bombeamento de águas subterrâneas e aos efeitos indiretos da irrigação e mudanças no uso da terra - o que leva a condições de superexplotação de aquíferos e subsidencia. 

Superexplotação de água subterrânea e efeitos climáticos

https://ecoa.org.br/wp-content/uploads/2016/04/po%C3%A7o-artesiano-sp.jpg

O armazenamento da água subterrânea está fortemente relacionado com a exploração humana, particularmente durante os períodos de seca. Uma combinação de vários fatores de interação contribui para o declínio na recarga das águas subterrâneas - tais como infiltração e bombeamento.

A superexploração das águas subterrâneas consequentemente afeta na recarga futura dos aquíferos, o que pode agravar períodos de seca e afetar o ciclo hidrológico. Dessa forma, os efeitos climáticos já presenciados atualmente em resposta às mudanças climáticas e aquecimento global, tais como secas intensas e crise hídrica, podem ser ainda mais intensificados em resposta à superexplotação deste importante recurso hídrico.Por ocasião do Dia Mundial da Água de 2022, o relator especial da ONU para os direitos humanos à água potável e ao saneamento, Pedro Arrojo Agudo, pediu o fim da apropriação, poluição e superexploração das águas subterrâneas para salvaguardar os direitos humanos à água e ao saneamento e mitigar os riscos sociais decorrentes do clima mudança. 

Ele emite a seguinte declaração:

“Os maiores riscos sociais decorrentes das mudanças climáticas são e serão gerados em torno da água. Perante a crescente variabilidade climática, a chave das estratégias de adaptação reside no reforço da resiliência do ciclo da água, recuperando e conservando a funcionalidade dos ecossistemas mais inerciais do ciclo da água: zonas húmidas, ecossistemas ribeirinhos, leitos fluviais e, sobretudo, aquíferos subterrâneos.

A superexplotação dos aquíferos aumenta a vulnerabilidade do abastecimento de água potável devido à escassez de água durante os ciclos de seca, muitas vezes obrigando a água a ser abastecida de mais longe, com consequente aumento de preços. Em última análise, essa superexplotação dos aquíferos compromete a acessibilidade e a acessibilidade da água potável em ciclos de seca, especialmente para aqueles que vivem em situação de pobreza e marginalização.

Os aquíferos subterrâneos são os pulmões de água do Planeta Terra. Os aquíferos podem e devem ser reservas estratégicas para enfrentar as secas extraordinárias que as mudanças climáticas vão endurecer (...).”

O uso de água subterrânea: uma pauta urgente pela sustentabilidade

Os recursos hídricos subterrâneos e sua reposição de longo prazo são controlados por condições climáticas. As alterações climáticas terão, portanto, um grande impacto nas águas subterrâneas - e vice-versa.

Esse recurso precisa ser gerido de forma sustentável para manter a sua capacidade de funcionamento natural e abastecimento, bem como pela qualidade de água adequada para consumo.

O planejamento do uso da terra deve considerar os recursos hídricos subterrâneos como um recurso precioso e finito, e tomar todas as medidas possíveis para conservá-lo.

A HIDROPLAN é uma empresa de consultoria ambiental, pioneira em hidrogeologia de contaminação e em avaliação de risco toxicológico para locais contaminados no país, utiliza o estado da arte em contaminação de solos e águas subterrâneas, incluindo investigação de áreas impactadas, avaliação de risco sócio-ambiental, definição de metas de remediação, projeto e execução de sistema de remediação, monitoramento e reabilitação de áreas degradadas.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Referências:

https://www.nature.com/articles/s41467-020-17581-y

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022169415001973

https://www.ohchr.org/en/press-releases/2022/03/world-must-end-overexploitation-groundwater-says-un-expert

https://www.bgr.bund.de/EN/Themen/Wasser/Produkte/Downloads/groundwater_climate_change_pdf.pdf?__blob=publicationFile&v=3

A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.

Acompanhe nossas redes sociais

(11) 4612.0480 / (11) 996615747

© 2022 Hidroplan. Todos os direitos reservados.
Versão Web 1.3.