O consumo consciente vem se destacando cada vez mais na atualidade. Ideias voltadas à sustentabilidade, marcas ambientalmente responsáveis e pesquisa sobre a cadeia de produção do produto desde sua matéria prima até seu descarte, tem despertado a atenção do público consumidor, questionando, realizando pesquisas e buscando nas embalagens dos produtos os propósitos e ideias que guiam a marca.
Segundo os dados de consumo consciente do SPC Brasil e do Conselho Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 29% dos brasileiros adotam práticas conscientes, enquanto 57,6% estão em transição para esses hábitos. Os demais, cerca de 13,1%, afirmam não se importar com o fator.
Greenwashing, ou “maquiagem verde”, é a prática onde as empresas apelam para um falso comprometimento de que ela e seus produtos estariam atrelados a práticas sustentáveis. Às vezes esse apelo máscara responsabilidades que não são verdadeiras, apenas para aumentar a carteira de clientes.
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Como o Greenwashing aparece?
Letícia Caroline Méo, consultora em sustentabilidade, advogada e palestrante, em seu TEDx Speaker levanta 7 práticas reconhecidas mundialmente que caracteriza a prática e as mazelas do Greenwashing. São elas:
As corporações costumam apelar para esse artifício geralmente por meio de campanhas publicitárias, merchandising, entre outras técnicas, manipulando assim a opinião pública.
Riscos de fazer Greenwashing
O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) proíbe a publicidade enganosa, determinando-a como “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, capaz de induzir ao erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origens, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços” (ART. 37 § 1º).
Além de ser injusto com o consumidor, essa conduta dificulta o atingimento das metas de emissão de carbono, prática estipulada pelas autoridades ambientais internacionais. Além de afastarem o consumidor preocupado com a sustentabilidade, essas práticas ambientais incorretas também podem levar à paralisação das atividades, como a Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº12.305/2010), entre outras.
Baseado em um consumo sustentável, a escolha do consumidor por produtos e serviços que se mostrem preocupados com o meio ambiente faz que o público esteja cada vez mais atento e determinado em escolher empresas que compartilhem de seus valores, colocando a sustentabilidade como uma de suas prioridades.
As práticas enganosas de Greenwashing são, assim, facilmente identificadas e possuem efeito contrário, afastando o público e, levando este refletir criteriosamente antes de adquirir produtos da marca em questão. Dificilmente a empresa que adota esta conduta imprópria consegue se erguer diante deste cenário, estando sujeita ainda a multas fiscais.
As ideias de ESG também influenciam nesse mercado, fazendo com que os investidores detectem ações ambientais inadequadas e evitem investir em empresas sem responsabilidades sérias com a sustentabilidade. Ou seja, marcas que adotam o greenwashing, também perdem com o distanciamento de investidores e parceiros.
Fonte: Freepk
Por que as empresas fazem Greenwashing?
O fato é que essa prática dá às empresas que a praticam, uma visão de que isto é de certa forma vantajoso, pois, assim elas se abstêm de custos da responsabilidade ambiental, como por exemplo, o custo de uma produção sem carbono ser mais caro.
Outro fato é que, ao produzir de forma ambientalmente responsável poderia forçar uma empresa a rever todos os seus processos ou a maior parte deles. Diante deste cenário, seria mais conveniente tentar “maquiá-los” ou ludibriar o público, para que pensem que a marca estaria balizada em ideais ambientais.
É de exclusiva responsabilidade da empresa proibir esse tipo de estratégia, implementando políticas de compliance e de governança. Ao consumidor, resta o papel de vigiar, denunciar às autoridades e órgãos de defesa as marcas que fazem esse tipo de marketing.
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Referências consultadas
Comunicação de Sustentabilidade e Transparência: o que é o tal do Greenwashing? Disponível em: https://conectaverde.com.br/comunicacao-de-sustentabilidade-e-transparencia-o-que-e-o-tal-do-greenwashing/ Acesso em: 05 de mai. 2024.
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Disponível em: https://site.cndl.org.br/maioria-dos-brasileiros-ainda-tem-dificuldade-em-adotar-praticas-de-consumo-consciente-revelam-cndlspc-brasil/ Acesso em: 05 de mai. 2024
Greenwashing: o que é, como identificar, exemplos e mais! Disponível em: https://fia.com.br/blog/greenwashing/ Acesso em: 05 de mai. 2024
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