O que são DNAPL e LNAPL?

O que são DNAPL e LNAPL?

Publicado em:

Na atualidade, estudos relacionados a passivos ambientais e ao gerenciamento de áreas contaminadas fazem parte do cotidiano da sociedade, englobando empresas, órgãos ambientais, iniciativas públicas e privadas. Neste tema, existem dois grupos de contaminantes muito frequentes em investigações ambientais que são os LNAPL & DNAPL. 

Uma vez que estes dois grupos perfazem grande parte dos casos de contaminações é de grande relevância compreender entender o que são estes compostos e como eles se comportam em subsuperfície, e compreender os possíveis riscos que eles oferecem ao meio natural, assim como à saúde humana e comunidades ecológicas. 

Siga com a gente e entenda neste artigo o que são os LNAPL e DNAPL!

Compreendendo o conceito de NAPL

Do inglês Nonaqueous Phase Liquid (Fase líquida não aquosa) o termo NAPL, corresponde a substâncias que em contato com a água, formam fases não aquosas, ou seja, possuem baixa capacidade de se misturar e dissolver na água. 

Deste conceito, tendo em vista a propriedade de densidade surgem os conceitos de LNAPL (Light Nonaqueous Phase Liquid), que compreendem substâncias em fase líquida não aquosa menos densa que a água e DNAPL (Dense Nonaqueous Phase Liquid), que caracterizam substâncias em fase líquida não aquosa mais densa que a água.

Na tabela abaixo são ilustrados alguns exemplos de substâncias e suas densidades:

Substância

Densidade ( kg/m³)

Temp. (ºC)

hexano

655

25 °C

gasolina

737

15 ºC

etanol

783

25 °C

acetona

785

25 °C

álcool etílico

789

20 °C

metanol

791

20 °C

querosene

817

15 ºC

naftaleno

820

25 °C

benzeno

874

25 °C

óleo diesel

885

15 °C

água

1000

25 °C

creosoto

1067

15 °C

fenol

1072

25 °C

diclorometano

1326

20 °C

clorofórmio

1489

20 °C

tetracloroeteno

1584

25 °C

Tabela 1: Dados de densidade de diferentes substâncias. Fonte: https://www.simetric.co.uk/si_liquids.htm.

Devido a esta característica singular, em casos de vazamentos destas substâncias, a mobilização e transporte destes compostos no solo e na água subterrânea, se dá de modo distinto, e assim torna-se relevante entender com qual tipo de contaminante a estudo está relacionado. 

Comportamento no meio subterrâneo

Devido às suas diferentes propriedades químicas, a princípio a densidade, mas também aspectos relativos à pressão de vapor, adsorção, dissolução e volatilização, ainda que dentro da classe de LNAPL ou DNAPL, diferentes compostos podem se comportar de maneira distinta

Assim, na condução de investigações ambientais, seja nas etapas de levantamentos de dados bibliográficos ou históricos, ou então na tomada de dados e coleta de amostras, os trabalhos visam identificar quais são os compostos de interesse relacionados à contaminação e de que forma estes estão presentes. 

Tratando-se de forma de ocorrência, seja DNAPL ou LNAPL, entende-se que estes compostos podem se particionar, ou seja, se mobilizar de um estado físico para outro. Assim como a água exposta à temperatura ambiente promove-se o fenômeno de evaporação, com os contaminantes ocorrem fenômenos semelhantes, tendo em vista, no entanto as propriedades particulares de cada substância e a conformidade do meio em que se localiza, como os substratos geológicos e hidrogeológicos.

Como ilustrado nas figuras abaixo os mecanismos de partição originam as fases de contaminação associada ao solo (fase residual e fase adsorvida), na água subterrânea (fase dissolvida) e no ar do solo (fase vapor), além disso tem-se o próprio produto em estado móvel (fase livre).

Diagrama

Descrição gerada automaticamenteDiagrama ilustrando um modelo conceitual de uma área contaminada com DNAPL

(Fonte: https://www.researchgate.net/publication/263997825_A_Review_on_Identification_
Methods_for_TCE_Contamination_Sources_using_Stable_Isotope_Compositions/figures?lo=1)


Identificar, mensurar e prever os comportamentos destas fases é crucial na investigação e remediação de áreas contaminadas, cabendo aos responsáveis técnicos atuarem de modo assertivo no entendimento e condução de casos do gênero, prezando pela qualidade e atuação com técnicas que assegurem a segurança de todas as partes envolvidas, sobretudo com àqueles que podem estar eventualmente expostos à algumas destas fases dos contaminantes.

Diagrama

Descrição gerada automaticamenteDiagrama ilustrando um modelo conceitual de uma área contaminada com LNAPL

(Fonte: https://www.researchgate.net/publication/237293691_
CRC_for_Contamination_Assessment_and_Remediation_of_the_Environment/figures?lo=1).

Na investigação e remediação em áreas contendo DNAPL ou NAPL, conte com a equipe da Hidroplan!

Precursora na atuação em hidrogeologia de contaminação e em avaliação de risco toxicológico em múltiplas localidades no país e exterior, a HIDROPLAN vem executando projetos de investigação de áreas impactadas, avaliações de risco englobando a área ambiental e social, além de projetos de remediação, promovendo a reabilitação segura de áreas degradadas e contaminadas.

Entre em contato com a Hidroplan e tenha o suporte de um corpo consultivo nacional e internacional que dispõe dos mais renomados profissionais em suas áreas de especialização!

Referências consultadas:

USEPA. Light Nonaquaeous Liquids, 1995. Disponível em: https://www.epa.gov/remedytech/light-nonaquaeous-liquids. Acesso em: 18 out. 2023. 

USEPA. Dense Nonaquaeous Phase Liquids, 1991. Disponível em: https://www.epa.gov/remedytech/dense-nonaqueous-phase-liquids. Acesso em: 18 out. 2023. 

USEPA. Non-aqueous Phase Liquid (NAPL) Simulator,1997. Disponível em: https://www.epa.gov/water-research/non-aqueous-phase-liquid-napl-simulator. Acesso em: 18 out. 2023.

A HIDROPLAN, pioneira no país em hidrogeologia de contaminação e meio ambiente subterrâneo, realiza serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos ambientais, focados em soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, pautados na excelência técnica, ética profissional e inovação tecnológica.

Acompanhe nossas redes sociais

(11) 4612.0480 / (11) 996615747

© 2022 Hidroplan. Todos os direitos reservados.
Versão Web 1.3.