Inodora, incolor e insípida. Como sexy?

Pense num mergulho em Bonito, com água doce em abundância e absolutamente limpa. Ou pense numa cachoeira de água refrescante num verão escaldante. As imagens são tantas que pensar em água atraente fica tão simples.

Entretanto para quem trabalha com água, as imagens e mensagens que tentamos passar para o grande público não são tão simples. Mesmo com o atual quadro de falta de água em várias regiões do planeta, não conseguimos passar facilmente mensagens sobre como devemos pensar o uso sustentável da água. Há uma grande dificuldade para se transmitir as mensagens técnicas e é nossa obrigação tornar essa mensagem mais palatável. Nossas mensagens geralmente tem sido, até o momento, inodoras, incolores e insípidas. Pouco sexy para o interesse do público mais amplo.

Como vimos com apenas algumas imagens acima, se nossas mensagens estiverem sempre estar associadas ao uso saudável que fazemos da água, quer seja para nosso uso diário, quer seja para um ambiente de qualidade, quer seja para embelezar o mundo, o apelo aparece naturalmente. E precisamos disso para ampliar nossas mensagens para que alcancemos os interessados finais, que são todas as pessoas.

A partir de hoje, publicarei além de textos de interesse específico para os especialistas, como tenho feito em toda minha carreira, também textos de interesse geral, numa tentativa de atingir um público maior e com isso manter o interesse nas técnicas de trabalho com água, que é o que a maior parte dos profissionais de meio ambiente produzem e entregam como resultado de seu conhecimento e dedicação.

E como podemos ajudar para que divulguemos mais e melhor a água e suas técnicas? O começo é muito simples e não requer grande esforço pessoal. Apenas compartilhem as mensagens em suas páginas de redes sociais como facebook, linkedin etc. Curtam as noticias dos colegas ou de temas ligados à água. E passem essa informação a todos seus colegas que também trabalhem ou simplesmente se preocupam com a qualidade da água e gostam do tema. Tornem essa iniciativa um hábito. A conscientização ampla virá como resultado.

Inodora, incolor e insípida? Sim, mas sexy e muito gostosa.