HOME EMPRESA SERVIÇOS BLOG HACADEMY CURSOS NA MÍDIA PUBLICAÇÕES AGENDA CONTATO
Publicado em 02/06/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Interferência da atividade minerária argileira nos recursos hídricos da Bacia do Ribeirão Santa Gertrudes, SP

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD

PREFÁCIO DO LIVRO: A publicação de relatórios técnicos no Brasil não é uma atividade comum, embora devesse ser levada muito mais a sério. Este fato é comprovado amplamente na área das geociências em geral, e a hidrogeologia em particular não destoa deste panorama. Os relatórios técnicos deveriam ser tornados públicos para que a comunidade técnica pudesse fazer bom uso do seu levantamento de informações, da sua interpretação de dados e resultados, e para ter acesso a dados de outra forma indisponíveis e que custam tempo e muito retrabalho.

Os relatórios técnicos, sob um estrito escrutínio acadêmico, não apresentam, em geral, uma contribuição científica original que lhes garanta o status de artigo técnico-científico passível de ser aceito por uma revista científica. Talvez esse filtro acadêmico seja uma das justificativas para que os relatórios técnicos sejam mantidos somente nas estantes daqueles que compraram o trabalho. Ou talvez a falta de permissão por parte dos proprietários do documento para que os resultados sejam tornados públicos. A lista de motivos pode se estender, mas sempre empalidece diante dos ganhos que sua publicação traz para a sociedade.

Desta forma, a publicação deste estudo de caso “Interferência da atividade minerária argileira nos recursos hídricos da Bacia do Ribeirão Santa Gertrudes, SP”, disponibilizado pelos colegas Flávio de Paula e Silva e Hung Kiang Chang, é uma novidade auspiciosa e que merece ser aplaudida e replicada. E a iniciativa da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas de distribuir graciosamente o documento não é menos louvável.

Os autores contaram com a colaboração de um time de alto nível de técnicos do LEBAC – Laboratório de Estudos de Bacias e do DAEE-SP, que resultou num documento compreensivo e abrangente, que poderá servir de fonte de informação para trabalhos futuros, além de modelo de relatório técnico bem feito.

Que muitos outros autores de relatórios técnicos sigam este belo exemplo e facultem ao público técnico a possibilidade de acesso aos seus trabalhos. Parabéns. 

Por Everton de Oliveira

Publicado em 02/06/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 30/05/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Foi com profunda tristeza que recebi a surpreendente má notícia do falecimento do colega Pedro Penteado, engenheiro da CETESB. Grande figura, Pedro conseguia ser agradável e divertido estando de bom ou de mau humor, com talento raro. Objetivo e prático, nossas conversas técnicas eram sempre curtas o suficiente para nos permitir grandes digressões passeando por reminiscências do passado, informações técnicas, discussões políticas, lembranças de coisas engraçadas e absurdas. 

A CETESB perde um grande técnico, o Estado de São Paulo perde um de seus bons quadros e todos que gostávamos dele perdemos um grande amigo. 

Saudades desde já. 

Publicado em 30/05/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 26/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Brasil e Canadá são dois dos países com maior abundância de recursos hídricos do planeta, o que não os impede de ter problemas com água. Com o aumento da população mundial, a pressão sobre o uso da água será cada vez maior. Os países naturalmente beneficiados pela abundância desse recurso devem começar a pensar em políticas para transformar isso em vantagem competitiva e estratégica.

Essa ideia partiu inicialmente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, do seu ex-presidente e atual Secretário Executivo Everton de Oliveira e foi levada inicialmente para a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, onde foi recebida auspiciosamente pela Secretária Adjunta Monica Porto e posteriormente para o Consul do Canadá no Brasil Stephane Larue, que recebeu a ideia da mesma forma.

Os contatos foram realizados entre os governos do Canadá e do Estado de São Paulo, houve uma reunião de esclarecimentos entre Everton de Oliveira, da ABAS e membros do Water Institute, do Canadá, realizada no Canadá.

A ideia transformou-se em ação. Nesta terça-feira, 25 de abril de 2017, aconteceu uma reunião entre vários técnicos reunidos pelo governo do Estado de São Paulo e do Water Institute, do Canadá. O evento ocorreu no Consulado do Canadá em São Paulo, através de videoconferência com os técnicos canadenses.

Estiveram presentes a Secretária Adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Monica Porto; Everton de Oliveira, da Hidroplan, Secretário Executivo da ABAS e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro; Rui Brasil, Coordenador de Recursos Hídricos da SSRH; Patrick Courcelles, vice-Cônsul e Adido Comercial do Consulado do Canadá; Patrick Johann Schindler, Assessor de Relações Internacionais da SSRH; Luiz Fernando Carneseca, da Assessoria de Ação Regional do DAEE-SP; Cláudia Luciana Varnier e Amélia João Fernandes do Instituto Geológico do Estado de São Paulo; Ricardo Hirata, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo; Edson Wendland, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universdidade de São Paulo; Fabiano Fernandes Toffoli, da Agência Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB; Ricardo Luiz Mangabeira e Flávia Braga Rodrigues da Secreteria de Saneamento e Recursos Hídricos SSRH; Roy Brower, Diretor Executivo do Water Institute do Canadá; Kevin Boehmer; Diretor Gerente do Water Institute; David L. Rudolph, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Waterloo; Peter Deadman e Merrin Macrae, da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Waterloo, Canadá.

Os trabalhos terão continuidade com a vinda de um grupo de pesquisadores canadenses para a realização de uma oficina de trabalho no final de outubro. A vinda destes pesquisadores será dividida com a participação de alguns deles no V Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo – V CIMAS, a ser realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2017, na Fecomercio, em São Paulo. 

Publicado em 26/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 24/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Bruna Soldera - Sustainable Water and Residual Hydrocarbons

 

Nos dias 19 e 20 de Abril de 2017 ocorreu na University of Waterloo, Canadá, o “12th Hydrocarbon Summit: Transport, Fate and Remediation of Hydrocarbons”. O evento foi organizado pelo professor Neil R. Thomson, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade, e contou com uma gama de interessantes palestras sobre o tema, apresentadas por qualificados profissionais da área. A distribuiçao de palestras pode ser encontrada AQUI, na agenda do evento.

 

Neil Thomson e Bruna Soldera
Bruna Soldera e Neil Thomson durante o evento

A aluna de doutorado do IGCE-UNESP de Rio Claro, Colaboradora do LEBAC - Laboratório de Estudos de BaciasBruna Soldera, orientada do prof. Everton de Oliveira, teve a honra de participar e falar um pouco sobre o seu trabalho de pesquisa. "Sustainable Water and Residual Hydrocarbons"  foi o tema da palestra apresentada por Bruna. Água Sustentável (AS) é um tema que Bruna e o professor Everton vêm trabalhando e desenvolvendo juntos desde 2013. Trata-se de um conceito para mensurar o volume de água que pode ser potencialmente impactado pelas diversas atividades antrópicas.

Fique atento.

Publicado em 24/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 12/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

 

Freeze & Cherry Águas Subterrâneas

O projeto de tradução em mutirão (crowd sourcing) de um dos maiores clássicos da literatura científica em águas subterrâneas, o livro Groundwater (Freeze e Cherry, 1979) já é um sucesso.

Mais de 250 pessoas inscreveram-se como tradutores voluntários nas primeiras 24 horas do início da campanha. 

Em meu nome e dos professores John Cherry e Allan Freeze, gostaria de parabenizar e agradecer a todos pelo desprendimento, voluntarismo e, acima de tudo, pela confiança depositada. Isso nos dá muito mais certeza nos bons resultados esperados pela iniciativa. 


OBRIGADO, NÃO É MAIS NECESSÁRIO. AGRADECEMOS A TODOS QUE SE INSCREVERAM COMO VOULUNTÁRIOS.

 

Necessitamos de pessoas com habilidade no Photoshop para fazer a inserção dos textos traduzidos nas figuras. Caso você se habilite, envie uma mensagem para o meu email:

email: 

assunto: Freeze & Cherry figuras - voluntário

Retornaremos sua mensagem oportunamente.


Ajude-nos a divulgar as águas subterrâneas. Colabore. Encaminhe essa mensagem para um amigo que possa se interessar. Divulgue. 

Contamos com sua colaboração.

Abraço obrigado,
 
Everton de Oliveira
 

 

 

Publicado em 12/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
BUSCA
SIGA-NOS:

 
EVERTON DE OLIVEIRA
GUSTAVO ALVES DA SILVA
Geólogo,  MBA em Meio Ambiente pela Escola Politécnica da USP,  sócio da HIDROPLAN, Vice Presidente da ABAS e membro do conselho da Revista Água e Meio Ambiente Subterrâneo.
DANIEL CARDOSO
Geólogo, mestrado em SIG pelo IGCE- UNESP, Vice Presidente da APG - Associação Paulista de Geólogos 
 

HIDROPLAN Meio Ambiente Áreas Contaminadas

 
Av. São Camilo, 476 | Granja Viana | São Paulo | SP | Fone: (11) 4612-0480 | 4612-1124 | 4612-2389 | 4612-9673 | hidroplan@hidroplan.com.br
© 2018 HIDROPLAN - CG PROPAGANDA