HOME EMPRESA SERVIÇOS BLOG HACADEMY CURSOS NA MÍDIA PUBLICAÇÕES AGENDA CONTATO
Publicado em 03/11/2015 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Você que só trabalha com isso pode estar estranhando o título, mas a explicação procede.

Em muitos anos de experiência como profissional ligado às águas subterrâneas, tenho notado a dificuldade enorme de compreensão das pessoas ao mencionarmos água subterrânea. Não existe uma recorrência imediata na memória da maioria das pessoas que as leve ao objeto de nosso assunto. Em muitas discussões com pessoas leigas, como jornalistas, como advogados e todos os “não iniciados”, a referência torna-se muito mais próxima e de fácil absorção ao mencionarmos água de poço em vez de água subterrânea.

 

Claro, sei que como um cientista, o termo água de poço é uma redução, pois água subterrânea é muito mais abrangente e descreve o termo com precisão. Este tipo de redução ocorre quase que invariavelmente quando se foge do jargão, já que este foi criado especialmente para corresponder à precisão científica. Não somente em nosso campo de conhecimento. Mas em quaisquer áreas técnicas.

Como trabalhamos com uma matéria prima de interesse de todos os cidadãos, “iniciados” ou não, torna-se imperativo que possamos fazer uma ponte entre o jargão e a divulgação. A redução da precisão é perfeitamente perdoável, pois o objetivo é levar a informação para todos os usuários de nossos serviços, que são todos os usuários de água de poço, ops!, de água subterrânea.

Assim como água de poço deve ser usada como água subterrânea em nossa divulgação técnico-científica, lençol freático, outro termo impreciso, pode ser aceito.

Faça sua parte, lembre a todos que bebem água mineral, que trata-se de água de poço. Ou água subterrânea. Boa divulgação a todos. 

 

Publicado em 03/11/2015 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Deixe seu comentário:
Total de comentários desta publicação: 0
Faça o login ou Registre-se para fazer um comentário
BUSCA
SIGA-NOS:

 
EVERTON DE OLIVEIRA
GUSTAVO ALVES DA SILVA
Geólogo,  MBA em Meio Ambiente pela Escola Politécnica da USP,  sócio da HIDROPLAN, Vice Presidente da ABAS e membro do conselho da Revista Água e Meio Ambiente Subterrâneo.
DANIEL CARDOSO
Geólogo, mestrado em SIG pelo IGCE- UNESP, Vice Presidente da APG - Associação Paulista de Geólogos 
 

HIDROPLAN Meio Ambiente Áreas Contaminadas

 
Av. São Camilo, 476 | Granja Viana | São Paulo | SP | Fone: (11) 4612-0480 | 4612-1124 | 4612-2389 | 4612-9673 | hidroplan@hidroplan.com.br
© 2017 HIDROPLAN - CG PROPAGANDA